UX – Experiência do usuário na aprendizagem do aluno
17 outubro 2019 - Pense Grande

Inovar na educação em sala de aula é uma das pautas que vem sendo discutidas em fóruns com professores. Mas, como mudar os modelos de aprendizagem e oferecer uma experiência diferente ao usuário que é o aluno? 

A ferramenta UX, sigla para userexperience ou experiência do usuário está relacionado na interação do usuário com produtos e serviços, que permitem analisar e observar a forma de como cada pessoa vivencia essa experiência. O UX não inclui somente produtos, aplicativos, sites, hardware, o conceito pode ser aplicado em diversos cenários até mesmo na educação.

Em uma entrevista concedida a Fundação Telefônica Vivo, parceiro do Impact Hub São Paulo, Karen Santos, designer e autora do projeto Ux para Minas Pretas, que tem como objetivo inserir mulheres negras na áreas de tecnologia, reforça que o UX pode ser utilizado como técnicas de aprendizagem. “É possível pensar em soluções de UX na educação como, por exemplo, de que forma professores e alunos podem criar, juntos, melhores soluções e dinâmicas em sala de aula”, afirma. 

A metodologia trabalha com técnicas de resolução de problemas. Professores e alunos podem utilizar o UX para explorar as soluções para os problemas enfrentados em sala de aula abrangendo desde o modelo tradicional de ensinar a novas interações com tecnologia. Isso pode ser feito por meio de entrevistas com os usuários (professor/aluno), pesquisa sobre os desafios, e brainstorm de soluções avaliando a experiência de cada um. É uma forma de inovar na aprendizagem e apresentar ferramentas atuais no mercado para os alunos. 

Aplicar essa metodologia em disciplinas tradicionais estimulam o aluno a pensar em questões do seu dia a dia e encontrar soluções. É importante analisar a jornada do usuário do aluno em sala de aula para perceber a interação entre o aluno e o ensino para mensurar como as novas abordagens educativas podem trazer novas experiências de aprendizado aos jovens. 

Gostou do texto? Aproveite para compartilhar suas experiências em sala de aula!