Acreditamos  que a verdadeira inovação social acontece quando negócios, setores, competências, disciplinas se encontram, aprendem uns com os outros, buscam sinergia e criam estratégias de colaboração para impacto. Atuamos diretamente na articulação de ecossistemas conectados a causas através de atividades orquestradas de mapeamento de ecossistemas, convocação de atores, design e facilitação de experiências de colaboração e consolidação de aprendizados, estratégias e soluções de impacto.

CASES

#hack4climate – ONU

Em 2018, o Impact Hub São Paulo e a ONU idealizaram o Hack4Climate, hackathon sob a ODS “Cidades sustentáveis e as mudanças climáticas” em que convocaram diversos profissionais para discutirem sistemicamente os desafios e soluções em torno dos problemas relacionados ao clima global e seus impactos na vida na Terra.

Realizado simultaneamente em quinze Impact Hub no Mundo, as soluções propostas tiveram como base o uso do Blockchain, tecnologia disruptiva pautada em segurança e transparência de dados.

Por meio de processos colaborativos, foram idealizadas soluções com o objetivo de amenizar algumas transformações ambientais como aumento do nível do mar e da concentração de CO² na atmosfera, elevação da temperatura global e outros fenômenos climáticos exponenciais.

As soluções escolhidas foram apresentadas em 2017 na Alemanha durante a COP23, reunião internacional de líderes políticos, atores não estatais e ativistas que discutiram questões ambientais.

#eSkills4Girls – Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ)

Juntamente com a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), o Impact Hub São Paulo executou o eSkills4Girls, um programa global para combater a divisão digital de gênero, aumentando a participação de mulheres e meninas na economia tecnológica/digital.

Em parceria com o Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), empresa privada que tem como principal acionista o governo alemão, o Impact Hub São Paulo viabilizou o hackathon “eSkills4Girls” com o objetivo de promover debates sobre a presença das mulheres em espaços de trabalho dedicados especialmente a elas. Foram discutidas também pautas relacionadas às mulheres negras e trans e suas presenças na sociedade como agentes transformadores. Esse evento teve um outro propósito também: o de conectar os idealizadores dos projetos a políticas públicas em âmbito de cooperação internacional.

Os projetos selecionados na primeira etapa receberam como premiação mentorias em Berlim e puderam participar na Argentina do Women 20 Summit, conferência de mulheres conectadas ao G20 com intuito de desenvolver ainda mais seus projetos e negócios.

Laboratórios de Causas

Os Laboratórios de Causas são iniciativas que buscam impacto em médio-longo prazo, por isso são desenhados para agir em profundidade e para acontecer ao longo de recortes temporais mais longos. Por terem caráter coletivo e totalmente vínculado à causa central, é interessante que os laboratórios não tenham “tanta” identificação com uma organização convocadora, mas que sejam co-financiados e co-realizados por atores estratégicos no campo/causa em questão. É também desejável o comprometimento com financiamento de médio-longo prazo, sendo a melhor referência 3 anos.

Em Movimento

O Em Movimento é uma rede de organizações que atuam dando suporte às juventudes para que possam mudar o mundo e fazer com que cada vez mais jovens se engajem, possam se desenvolver e ter acesso às oportunidades oferecidas pelo campo social.