Pense Grande agora é Digital e ainda mais conectado ao jovem
4 setembro 2020 - Giovanni Ripa

O Programa Pense Grande da Fundação Telefônica Vivo é uma iniciativa para fomentar a cultura do empreendedorismo de impacto social com o uso da tecnologia digital para jovens de 15 a 29 anos.

Criado em 2013, com atuação em diferentes territórios do Brasil, iniciou a trajetória junto a organizações sociais e, atualmente se desenvolve em parceria com redes públicas do ensino médio, regulares e técnicas, com ações de sensibilização e formação, além da produção de conteúdo em diferentes suportes – www.pensegrande.org.br – para consumo digital.

Em 2016, com a parceria do Centro Paula Souza e da Associação Impact HUB Brasil de São Paulo, o Pense Grande se remodelou para atender às escolas técnicas, consolidando sua metodologia. E, dado o cenário de distanciamento social, reformatamos nossos conteúdos para atender às necessidades das escolas públicas.

Ainda, em 2020, para se manter conectado aos jovens de todo o Brasil e expandir o alcance da metodologia, foi lançada a formação em versão online.

“Nós acreditamos que o desenvolvimento das competências empreendedoras é fundamental para o futuro dos jovens, por isso lançamos o Pense Grande Digital.  Consideramos que empatia, capacidade de resolver problemas, criatividade e comunicação, são habilidades para toda uma vida e um diferencial significativo para qualquer pessoa em nossa sociedade.”, enfatiza o diretor Americo Mattar, da Fundação Telefônica Vivo,

O Pense Grande Digital, tem como objetivo oferecer aos jovens a oportunidade de realizar uma formação totalmente gratuita que vai ajudá-los a descobrir novas possibilidades de futuro com o empreendedorismo social.

Mantendo o “DNA” do Pense Grande presencial, a versão digital traduziu a metodologia para um aplicativo, disponível em Android e IOS, que traz um universo lúdico e gamificado que ajuda o jovem na compreensão dos desafios que existem em montar um negócio.

Partindo de uma analogia entre empreender e escalar para chegar ao topo de uma montanha, o Pico da Neblina – pico mais alto do Brasil, a formação tem 12 fases, com duração de 17 semanas e carga horária de 80 horas.

Uma equipe de mediadores acompanha os jovens participantes do aplicativo, estimulando as interações e o engajamento, bem como apoiando-os nas atividades propostas no ambiente.

A equipe de mediação do Pense Grande Digital desenvolveu uma série de estratégias especiais para incentivar as trocas entre os participantes e motivar a configuração de uma rede social formativa.

A escalada final ao topo do Pico da Neblina representa a etapa mais desafiadora dentro formação. Ela tem como objetivo concluir a criação dos negócios de impacto social, desenvolvendo aspectos operacionais para o funcionamento, posicionamento de marca e vendas.

Nesta etapa, voluntários da Vivo também auxiliarão os participantes com suas habilidades teóricas e práticas sobre empreendedorismo, para que todos alcancem o objetivo final da formação que é a entrega de um pitch/vídeo sobre seu projeto de negócio social.

Os 3 pitchs/vídeos mais votados dentro do ambiente do App, serão reconhecidos e destacados em uma matéria exclusiva para o site do Pense Grande, com divulgação nas redes da Fundação Telefônica Vivo. Além, de receberem um selo virtual de reconhecimento para compartilharem em suas redes.

As inscrições estarão abertas até o dia 06 de outubro e os interessados poderão iniciar a formação imediatamente após se cadastrarem no aplicativo Pense Grande Digital, disponível para download gratuitamente para os sistemas iOS e Android.

Ainda, os clientes Vivo poderão acessar o aplicativo sem consumir o plano de dados, seja ele pós ou pré-pago. Mas independente da operadora, o conteúdo e o download são totalmente gratuitos!

Para conhecer mais sobre a iniciativa, basta acessar o site do Pense Grande: http://pensegrande.org.br/.