Pensamento Computacional como ferramenta pedagógica para resolução de problemas
22 agosto 2019 - Pense Grande

Na procura por ferramentas que desenvolvam as competências da Base Nacional Comum Curricular como, por exemplo, a Cultura Digital  que está inserida entre as dez competências da base, o pensamento computacional pode ser uma alternativa para suprir essa necessidade na educação. 

O pensamento educacional não está relacionado a programação de computador ou a internet, pelo contrário, é uma nova forma de pensar em soluções e resolver problemas. O autor e professor Christian Brackman se aprofundou no assunto em sua tese de doutorado Desenvolvimento do Pensamento Computacional através de atividades desplugadas  na Educação Básica. Segundo o professor esse método é uma abordagem de ensino que utiliza diversas técnicas oriundas da Ciência da Computação  desenvolvendo a capacidade criativa, crítica e estratégica. 

O tema também foi um tema discutido no Congresso de Educação e Tecnologia Bett Educar 2019. A Diretora Presidente do Centro de Inovação para Escola Brasileira (CIEB) Lúcia Dellognello declarou em uma entrevista concedida a Fundação Telefônica Vivo parceira do Impact Hub a relevância deste tema para a educação no século XXI. “O pensamento computacional tem sido considerado como um dos pilares fundamentais do intelecto humano, junto à leitura, escrita e aritmética. Isso porque ele também é aplicado para descrever, explicar e modelar o universo e seus processos complexos”, ressalta.

Esse método está relacionado em desenvolver uma nova forma de pensar e que os professores assim como os jovens devem aprender a resolver problemas com soluções que são desenvolvidas por meio de processo de raciocínio passo a passo. O pensamento computacional pode ser organizado em quatro etapas:

  1. Decomposição: dividir a questão em problemas menores tornando-os mais fáceis
  2. Padrões: identificar os padrões que ocasionaram o problema
  3. Abstração: levantamento de dados para classificar as resoluções de problemas
  4. Algoritmo: montar uma ordem ou sequência para resolver o problema.

Se você se interessou pelo assunto, baixe o Guia para a Construção do Pensamento Computacional desenvolvido pelo Programaê – iniciativa da Fundação Telefônica Vivo – parceiro do Impact Hub.