Pedagogia Emergência atua na recuperação da autoconfiança em jovens que sofreram traumas
29 agosto 2019 - Pense Grande

Criada em 2006 pelo professor alemão Bernad Ruf a pedagogia emergência tem como principal fundamento atuar no acolhimento e recuperação de crianças e jovens que vivenciaram situações traumáticas como guerras e catástrofes naturais. A metodologia trabalha a autoestima e a confiança desses jovens que sofreram traumas. No entanto, apesar de o Brasil não seja um país acometido por guerras, existem jovens  que sofreram outros tipos de traumas e com a violência urbana. 

No Brasil, a pedagogia emergência começou atuar em 2012 um grupo de profissionais interessados estruturaram um grupo de apoio e em 2016 aconteceu a formalização da Associação da Pedagogia de Emergência no Brasil. 

Em uma entrevista concedida pela Fundação Telefônica Vivo parceira do Impact Hub, Paulo Roberto Vicente, pedagogo e cofundador da Associação da Pedagogia de Emergência explica quais são as atividades desenvolvidas com os jovens e crianças a fim de curar os traumas. “São atividades pedagógicas com viés terapêutico que visam reativar as forças vitais que existem no próprio corpo e são oferecidas pelos conhecimentos da Pedagogia Waldorf, que tem sua origem na ciência antropológica e antroposófica”, explica Paulo Roberto Vicente, pedagogo, gestor de projetos e cofundador da instituição Associação da Pedagogia de Emergência.

Atuação da pedagogia emergência na escola
A pedagogia emergência atua na primeira e segunda fase desenvolvendo oficinas,atividades terapêuticas com as crianças e jovens para recuperar a autoconfiança. Em alguns casos, a pedagogia emergência pode ser aplicada no âmbito escolar em casos de traumas, como por exemplo,  no atentado na escola em Suzano (SP) ou em escolas próximas a regiões periféricas que são alvo do tráfico. Educadores podem aplicar os métodos da pedagogia emergência nos casos em que jovens sofreram algum tipo de trauma na escola. 

Quer saber mais? Confira no infográfico  as práticas da pedagogia emergência