O maior programa de inovação do Governo de São Paulo
7 agosto 2020 - saopaulo

As mudanças sociais, econômicas e tecnológicas atreladas à crescente desconfiança no setor público pela população – resultante de problemas como corrupção, burocracia e distanciamento das necessidades reais da população – levaram as pessoas a demandarem, cada vez mais, melhores serviços públicos, novas possibilidades de participação nos processos de tomada de decisão e maior transparência por parte dos governos.

Tenho me relacionado com órgãos públicos desde o começo da minha trajetória. Inicialmente, junto de órgãos de gestão da inovação universitária, na Agência USP de Inovação, e, mais recentemente, dentro da prefeitura de São Paulo no 011.lab, laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, e agora, no programa IdeiaGov através do Impact Hub. Em cada uma dessas experiências, enfrentei desafios sejam em aspectos práticos (ex: falta de recursos financeiros, de infraestrutura ), aspectos organizacionais (ex: estrutura rígida, burocracia) ou/ e culturais (ex: aversão ao erro).

Há um certo consenso que o modelo dominante da administração pública têm-se mostrado pouco eficiente perante problemas complexos como também ineficaz na resolução de desafios cada vez mais interdependentes que exigem novas formas de atuação e formatos mais arrojados de estruturas de governança. Como o governo não possui a resposta à todos os desafios que enfrenta, criar portas de entradas para possibilitar fluxos de trocas constante juntamente com ambientes propícios à colaboração, 

A criação destes ambientes  institucionais de inovação no governo torna-se essencial por romper o status quo dominante e assim, promoverem alterações sistemáticas e sustentadas do processo inovador. Ambientes como esse representam a oportunidade de incentivar a experimentação, promover a participação da sociedade, a co-criação de soluções em colaboração com atores diversos de dentro e fora do governo, o uso dos recursos públicos de uma forma cada vez mais eficiente baseada em necessidades de interesse público e na melhoria da qualidade de serviços prestados pelos governo.

Além de portarias e decretos, é necessário botar em marcha um conjunto de ações e medidas que consigam ser a fagulha para que essa estrutura comece a se legitimar como: rigor metodológico pautado em evidências e flexibilidade organizacional; equipe qualificada e diversa; foco e confiança no processo; permissividade ao teste e, inevitavelmente, ao erro; apoio do alto escalão como também uma boa relação com todas as demais instâncias; e, por fim, mas não menos importante, a incerteza de navegar por uma receita não escrita.

Alinhado a esse movimento nacional e internacional, tendo o Estado de São Paulo, que tem o potencial de usar novas tecnologias  como um agente de transformação social  e econômica, criou o IdeiaGov. O IdeiaGov é fruto de uma parceria entre o Impact Hub e o Governo do Estado de São Paulo, com objetivo de trazer soluções de mercado e da sociedade para grande desafios do Governo do Estado de São Paulo, oferecendo melhores serviços ao cidadão e mais eficiência na gestão pública. Mais do que um espaço, o IdeiaGov é  Hub em que conectará e formará comunidades para o enfrentamento de grandes desafios, como é o exemplo do 1º esforço que uniu mais de 17 instituições, sejam órgãos públicos ou privados, no enfrentamento do COVID-19.

Inovar em governo tem se tornado cada vez mais popular e presente em todos os tipos de órgãos públicos. Seja através de pequenas iniciativas até a construção de grandes programas, a inovação chegou para ficar como parte da estratégia de governo em todas as esferas.

Por: Felipe Massami Maruyama – Coordenador do Programa IdeiaGov