Novas tecnologia na educação: Aplicativos que estimulam a aprendizagem
7 novembro 2019 - Pense Grande

Para a maioria das crianças o processo de alfabetização é um mundo inexplorado e aos poucos os caminhos que antes eram desconhecidos vão se tornando um ambiente familiar e seguro. No entanto, algumas apresentam dificuldades na alfabetização e adotam uma postura de rejeição, vergonha ou culpa. Caso essa realidade não seja percebida a tempo, essa criança pode crescer e se tornar mais suscetível a escola aumentando a evasão escolar. 

Os motivos para a evasão escolar no Ensino Médio podem ser variáveis, a alfabetização infantil e problemas com dislexia, por exemplo, podem ser fatores predominantes para um jovem sentir-se desconfortável e abandonar a escola.

A alfabetização de uma criança requer muita atenção e alguns cuidados dos responsáveis e também do professor. Esse processo pode ser amenizado com a entrada da tecnologia. Aplicativos podem identificar se a criança apresenta alguma deficiência. Pesquisadores do Innovation & Digital Health Accelerator (IDHA), nos Estados Unidos estão desenvolvendo um aplicativo para identificar as possíveis dificuldades de aprendizagem, dislexia, entre outras. Esse aplicativo irá auxiliar o professor, profissionais e responsáveis a identificar os níveis de compreensão na leitura, escrita e fala de uma criança. 

A doutora e pesquisadora Nadine Gaab, em uma entrevista concedida para o site da Fundação Telefônica Vivo, revela que o aplicativo terá um rastreador de risco de dislexia. A plataforma de rastreamento será baseada em evidências armazenadas. 

Aplicativos aliados da alfabetização
O aplicativo tem como objetivo prevenir as deficiências de leitura durante a pré-escola. A plataforma foi desenvolvida em um formato lúdico e possui gamificação. Crianças de quatro a seis anos poderão utilizar o aplicativo no tablet ou celular. Elas irão se identificar com um cenário de um zoológico. Os personagens são animais como pássaro e jacaré  e as crianças serão conduzidas a andar por um caminho que irá avaliar as seis etapas de alfabetização. Os seis passos da alfabetização envolve: Capacidade de manipular os sons da linguagem, memória fonológica, nomeação rápida e automatizada, identificação de nomes de letras e seus sons, vocabulário e compreensão auditiva e oral.

Ao acessar o aplicativo no tablet, a criança irá percorrer o caminho com os personagem, ao completar a plataforma irá gerar uma pontuação e um relatório sobre o desempenho e o nível de alfabetização. Os pesquisadores estão avaliando a possibilidade do aplicativo também indicar soluções e sugerir vídeos, atividades para os pais, educadores auxiliarem na aprendizagem.