O Impact Hub São Paulo, por meio desse manifesto, vem reforçar o compromisso com a busca de equidade social, diversa e livre de preconceitos. Acreditamos que o racismo, o machismo, a Lgbtfobia, o capacitismo [Trata-se da ideia de que pessoas com deficiências, físicas e/ou mentais, são incapazes] e outras feridas são grandes entraves para o progresso do país e da mudança social que queremos e pela qual nos engajamos cotidianamente. Nosso comprometimento nasce de uma série de diálogos e reflexões conjuntas, de toda a nossa equipe. Percebemos, no mundo e nas organizações (como a nossa), uma disparidade de acesso a oportunidades, uma desigualdade social e um racismo estrutural que se faz presente no dia-dia e nas pequenas coisas.
O cenário que se apresenta na sociedade brasileira e nas suas instituições deriva do curso histórico que moldou a caminhada nacional até aqui. O mito da meritocracia permitiu que somente um seleto grupo conseguisse atingir sucessos profissionais, expansão de seu capital financeiro, social e cultural, o que levou às empresas terem um mesmo perfil de colaboradores, em sua grande maioria homens brancos, heterossexuais e de classe social elevada, e residentes dos grandes centros urbanos.
Daí parte a nossa percepção de que há uma enorme desigualdade entre brancos e negros, e membros de grupos LGBTQIA+, e que eles estão a margem não só da sociedade, mas também do mercado de trabalho. Estas desigualdades no mundo se refletem nas estruturas das organizações. Percebemos no mundo e nas instituições a perpetuação de um modelo pautado na branquitude, na masculinidade, na heterossexualidade e na centralização de capital desigual.
E a partir dessas percepções que nos geraram incômodo, assim como um desejo de contribuir para uma mudança efetiva de tal cenário desolador, expressamos, aqui, as nossas crenças frente à realidade que nos motiva à mudança.
Assim acreditamos:
- que ações positivas, escuta ativa, solidariedade e equidade podem mudar realidades, inspirar pessoas e fortalecer laços.
- na diversidade de sujeitos, de olhares e de vozes porque só a partir daí, da polifonia da vida, é que conseguimos pensar soluções efetivas para o bem comum.
- na heterogeneidade, na revisão e rompendo paradigmas que parecem ser unânimes e intocáveis.
- que o compromisso com a vida e o progresso humano está intrinsecamente atrelado à contemplação das diferenças, dos saberes múltiplos, das narrativas diversas e da colaboração entre todas, todos e todes em pé de igualdade, sem imposição de uma hierarquização excludente e imutável.
- em um crescimento sustentável pautado nos ODS, trabalhando em rede com parceiros criando um legado que seja positivo para todes.
- na bandeira da igualdade, inclusão, diversidade e um ambiente colaborativo e igualitário.
- em nosso papel de ser uma equipe comprometida com as transformações que queremos ver no mundo e onde o Impact Hub terá um papel de relevância no ecossistema de inovação e impacto. Usar nosso lugar de liderança para abrir espaço para diálogo, reflexão e ação.
Sabemos que a crença sem a ação devida não passa de uma ideação que não impacta, efetivamente, a sociedade que queremos ajudar a construir. Nosso ecossistema de inovação sempre buscou aliar a inovação das ideias à prática significativa, seja em nossas ações individuais, seja em nossos projetos coletivos.
Dessa forma, por meio desse manifesto, queremos deixar evidente o nosso compromisso perante à pauta antirracista e antilgbtfóbica:
- Nos colocarmos sempre no lugar daqueles(as) que sofreram e sofrem com a desigualdade, estar sinceramente dispostos a ouvir o que eles(as) têm a dizer, mesmo que nos fira em um primeiro momento. Ser empático, nesse caso, é nos desprender de todos os privilégios que tivemos ao longo das nossas vidas, e tentar nos colocar no lugar das pessoas. Mesmo que por alguns instantes. Sabemos que nunca seremos capazes de sentir a mesma dor, e entendemos que ter essa consciência e realizar essa ação pode ser transformador.
- Escutar, respeitar e nos educar. Reconhecer nosso privilégio e como posso utilizá-lo para promover aquilo que acreditamos.
- Corrigir nossas atitudes no dia a dia e ao presenciar alguma atitude racista intervir.
- Conversar com outras pessoas sobre educação antirracista e outros temas.
- Hoje nosso maior compromisso é permitir ser vulnerável e aberto para o aprendizado.
- Estarmos atentos às nossas ações do cotidiano, buscar, em todas elas estar sempre consciente de quem somos e de quem é o outro, respeitar as diferenças, aprender com elas e nos responsabilizar por toda e qualquer ação de melhoria e progresso individual.
Avançamos na implementação da nossa política de diversidade , inclusão e sustentabilidade estimulando o diálogo e o compartilhamento de conhecimento além dos muros do Impact Hub.
Assinando
Equipe Impact Hub São Paulo
1 – o princípio da equidade exige o reconhecimento das desigualdades existentes entre os indivíduos para assegurar o tratamento desigual aos desiguais na busca da igualdade