Estamos completando mais um ano da nossa
trajetória em São Paulo.

Comemoramos esse momento juntamente com todos os que fizeram parte da nossa história que marca também as primeiras iniciativas do Empreendedorismo Social no Brasil.

Para chegarmos até aqui, objetivos individuais deram lugar a um sentimento coletivo e um olhar mais humano para desafios em diversos setores. A partir do entendimento destas realidades, racionalizamos soluções com o propósito de promover transformações sociais profundas e definitivas.

Esta publicação é um convite aos que desejam conhecer melhor a nossa história. Para todos que fazem parte dela através do empreendedorismo social na prática e para aqueles que buscam inspiração para se tornarem peça indispensável na promoção de mudanças reais na sociedade e em sua relação com o mundo.

Após mais de uma década de trabalho e conquistas, utilizamos com propriedade o termo “impacto social”, que denominamos como uma vivência inspiradora, síntese de paixão, articulação e negócios!

Boa leitura.

Nossos Compromissos

Manifesto Antiracista e Pró-diversidade

Manifesto Antiracista e Pró-diversidade

O Impact Hub São Paulo, por meio desse manifesto, vem reforçar o compromisso com a busca de equidade social, diversa e livre de preconceitos. Acreditamos que o racismo, o machismo, a Lgbtfobia, o capacitismo [Trata-se da ideia de que pessoas com deficiências, físicas e/ou mentais, são incapazes] e outras feridas são grandes entraves para o progresso do país e da mudança social que queremos e pela qual nos engajamos cotidianamente. Nosso comprometimento nasce de uma série de diálogos e reflexões conjuntas, de toda a nossa equipe. Percebemos, no mundo e nas organizações (como a nossa), uma disparidade de acesso a oportunidades, uma desigualdade social e um racismo estrutural que se faz presente no dia-dia e nas pequenas coisas.

O cenário que se apresenta na sociedade brasileira e nas suas instituições deriva do curso histórico que moldou a caminhada nacional até aqui. O mito da meritocracia permitiu que somente um seleto grupo conseguisse atingir sucessos profissionais, expansão de seu capital financeiro, social e cultural, o que levou às empresas terem um mesmo perfil de colaboradores, em sua grande maioria homens brancos, heterossexuais e de classe social elevada, e residentes dos grandes centros urbanos.

Daí parte a nossa percepção de que há uma enorme desigualdade entre brancos e negros, e membros de grupos LGBTQIA+, e que eles estão a margem não só da sociedade, mas também do mercado de trabalho. Estas desigualdades no mundo se refletem nas estruturas das organizações. Percebemos no mundo e nas instituições a perpetuação de um modelo pautado na branquitude, na masculinidade, na heterossexualidade e na centralização de capital desigual.

E a partir dessas percepções que nos geraram incômodo, assim como um desejo de contribuir para uma mudança efetiva de tal cenário desolador, expressamos, aqui, as nossas crenças frente à realidade que nos motiva à mudança.

Assim acreditamos:

  • que ações positivas, escuta ativa, solidariedade e equidade podem mudar realidades, inspirar pessoas e fortalecer laços.
  • na diversidade de sujeitos, de olhares e de vozes porque só a partir daí, da polifonia da vida, é que conseguimos pensar soluções efetivas para o bem comum.
  • na heterogeneidade, na revisão e rompendo paradigmas que parecem ser unânimes e intocáveis.
  • que o compromisso com a vida e o progresso humano está intrinsecamente atrelado à contemplação das diferenças, dos saberes múltiplos, das narrativas diversas e da colaboração entre todas, todos e todes em pé de igualdade, sem imposição de uma hierarquização excludente e imutável.
  • em um crescimento sustentável pautado nos ODS, trabalhando em rede com parceiros criando um legado que seja positivo para todes.
  • na  bandeira da igualdade, inclusão, diversidade e um ambiente colaborativo e igualitário.
  • em nosso papel de ser uma equipe comprometida com as transformações que queremos ver no mundo e onde o Impact Hub terá um papel de relevância no ecossistema de inovação e impacto. Usar nosso lugar de liderança para abrir espaço para diálogo, reflexão e ação.

Sabemos que a crença sem a ação devida não passa de uma ideação que não impacta, efetivamente, a sociedade que queremos ajudar a construir. Nosso ecossistema de inovação sempre buscou aliar a inovação das ideias à prática significativa, seja em nossas ações individuais, seja em nossos projetos coletivos.

Dessa forma, por meio desse manifesto, queremos deixar evidente o nosso compromisso perante à pauta antirracista e antilgbtfóbica:

  • Nos colocarmos sempre no lugar daqueles(as) que sofreram e sofrem com a desigualdade, estar sinceramente dispostos a ouvir o que eles(as) têm a dizer, mesmo que nos fira em um primeiro momento. Ser empático, nesse caso, é nos desprender de todos os privilégios que tivemos ao longo das nossas vidas, e tentar nos colocar no lugar das pessoas. Mesmo que por alguns instantes. Sabemos que nunca seremos capazes de sentir a mesma dor, e entendemos que ter essa consciência e realizar essa ação pode ser transformador.
  • Escutar, respeitar e nos educar. Reconhecer nosso privilégio e como posso utilizá-lo para promover aquilo que acreditamos.
  • Corrigir nossas atitudes no dia a dia e ao presenciar alguma atitude racista intervir.
  • Conversar com outras pessoas sobre educação antirracista e outros temas.
  • Hoje nosso maior compromisso é permitir ser vulnerável e aberto para o aprendizado.
  • Estarmos atentos às nossas ações do cotidiano, buscar, em todas elas estar sempre consciente de quem somos e de quem é o outro, respeitar as diferenças, aprender com elas e nos responsabilizar por toda e qualquer ação de melhoria e progresso individual.

Avançamos na implementação da nossa política de diversidade , inclusão e sustentabilidade estimulando o diálogo e o compartilhamento de conhecimento além dos muros do Impact Hub.

Signatários do movimento #EquidadeéPrioridade do Pacto Global Brasil.

Estamos orgulhosos em ter metas claras e ambiciosas para representação de mulheres na alta liderança. Um movimento do Pacto Global Brasil e ONU Mulheres Brasil.
Estamos hoje com 33% de representatividade e nos comprometemos que até 2030 teremos 50% de mulheres em cargos de alta liderança. Faça parte você também juntamente com diversas organizações do programa que estimula o enfrentamento às barreiras impostas à igualdade de gênero e o estabelecimento de metas corporativas para a representação equitativa de liderança das mulheres nos negócios.

 

Medidas de mitigação das nossas emissões de carbono

Como empreendedores sociais, desde a nossa fundação estamos comprometidos em mitigar danos e fomentar práticas para tornar o mundo um lugar mais inclusivo e justo para todos. Reconhecendo a importância da Ação Climática (ODS 13), revisitamos todas as nossas práticas internas, com fornecedores e com toda a nossa rede a fim de conscientizar, fomentar novas viabilidades de projetos, processos, inovações e também empoderar pessoas e organizações nessa causa.

Nós nos comprometemos:
• Conectar investidores com desenvolvedores de projetos socioambientais através dos nossos programas.
• Aumentar o alcance das iniciativas de nossos parceiros através de comunicação e alianças estratégicas
• Executar projetos socioambientais, contribuindo com conhecimento e conexão de rede.

Além de práticas como a adoção de serviços de courier de bike como a CarbonoZero, assinatura de documentos digitais, redução no deslocamento de equipe, compra de fornecedores que atuem com práticas sustentáveis. Mais estamos sempre atento para nos mantermos firmes e ativos nesse compromisso que nosso e de todos!