Design thinking a favor da educação
8 agosto 2019 - Pense Grande

Na busca por metodologias que desenvolvem uma nova forma de pensar e solucionar problemas o design thinking cumpre muito bem esse papel. Na educação seus métodos é conhecidos como aprendizagem investigativa estimulando o trabalho em equipe e a empatia.

No modelo do Design Thinking, ele pode ser aplicado em gestores, professores e alunos. Para os professores a metodologia pode ser utilizada durante e após a aula, por exemplo, durante para explicar os conceitos aos alunos e resolver problemas de uma forma mais dinâmica e interativa. E após, é possível utilizar os métodos de avaliação para mensurar e melhorar os resultados. Os alunos podem se beneficiar de uma aula muito mais atrativa e desenvolver competências como empatia, liderança, comunicação e o trabalho em equipe. Isso porque ao aplicar os métodos do Design Thinking o estudante se torna ator do processo podendo expor o seu ponto de vista, lidar com as dificuldades e encontrar soluções.

As fases do Design Thinking
A metodologia conta com alguns processos necessários para que seja eficaz. Veja quais são eles:

1. Imersão no problema
É o momento em que se aprofunda no problema compreendendo a visão de mundo, crenças, comportamentos e expectativas. Nesta etapa as palavras-chaves são empatia, observar e consultar fontes. Levantar dados sobre o problema também são indispensáveis.

2.Ideação e tempestade de ideias sobre as necessidades
É a fase do brainstorming quando todas as ideias são expostas sem nenhum julgamento. É a hora de “pensar fora da caixa”, propondo soluções para o problema.

3.Prototipagem
A prototipação serve para validar as soluções levantadas. É a fase de testar e colocar a mão na massa. Com o desenvolvimento do protótipo é possível testá-lo com o público-alvo,encontrar os pontos que devem ser melhorados e transformá-lo em uma solução eficaz.

Quer saber mais sobre o assunto? A Fundação Telefônica parceira do Impact Hub desenvolveu uma Guia de Design Thinking focado em projetos sociais confira!