Cultura Empreendedora nas escolas: Conheça as ferramentas que fazem o aluno ser protagonista de sua história
17 outubro 2019 - Pense Grande

Despertar o interesse dos alunos em sala de aula, engajar os alunos a pensar em problemas do seu cotidiano e propor soluções para melhorias seja na escola ou em sua comunidade, são formas de estimular a cultura empreendedora com os alunos. 

A cultura empreendedora desenvolve outras habilidades nos alunos como a autonomia e resolução de problemas. Os alunos aos poucos vão perdendo o medo de agir e começam a criar soluções e testá-la por meio de pesquisas. Algumas ferramentas podem ser aliadas para desenvolver esse pensamento. O programa Pense Grande, iniciativa da Fundação Telefônica, executado pelo Impact Hub São Paulo em parceria com o Centro Paula Souza propõe diversas atividades que podem ser aplicadas pelo professor em sala de aula e ao mesmo tempo incentivar o empreendedorismo.

Entre as atividades disponíveis na metodologia Pense Grande e que desenvolvem o aluno como protagonista de sua história e o empreendedorismo estão a Ikigai, Projeto de Vida, Círculo Dourado (Golden Circle) e Canvas. Veja o conceito dessas ferramentas:

Ikigai – Razão de Ser
Essa ferramenta tem como principal objetivo definir o seu propósito, sua missão, vocação e profissão. Durante a atividade o aluno descreve o que ele mais gosta de fazer e ao mesmo tempo desenvolver uma reflexão sobre seus interesses e habilidades.

Projeto de Vida
O planejamento estratégico também pode ser aplicado para a vida pessoal. Nessa ferramenta os jovens estipulam suas metas, prazos e ações para alcançar os seus objetivos. A atividade consiste em um desenho de uma estrada para o aluno escrever seus sonhos e como pretende realizar cada um deles.

Círculo Dourado (Golden Circle)
Criado pelo especialista em inovação, Simon Sinek, a ferramenta auxilia o empreendedor durante a sua jornada. O que, Como e Por quê, os alunos têm que responder esses questionamento referente ao negócio. Nesta ferramenta, o aluno faz uma reflexão sobre o seu propósito.

Toda a metodologia do Pense Grande está disponível para download no site da Fundação Telefônica Vivo. 

Compartilhe como foi aplicar essas ferramentas em sala de aula! E aproveite para fazer download da metodologia e se tornar um expert na cultura empreendedora.