Carta aberta

4 min. de leitura 15.02.2024

Inauguramos nosso blog com uma excelente notícia! Integramos as operações dos Impact Hubs de São Paulo e Florianópolis e estamos iniciando uma nova operação em Porto Alegre! Foi uma ação muito bem pensada para que ela resulte em mais impacto na ponta, uma empresa melhor para nossos colaboradores, parceiros e investidores de impacto. Com isso, nasce a Companhia de Impacto, uma empresa cujo propósito é potencializar o nosso impacto no mundo, por que quando a gente se junta, o impacto é GIGANTE.

Neste processo, a confiança dos fundadores, colaboradores, parceiros e membros permitiu que fizéssemos tudo de forma fluida, apenas com alguns desafios naturais de um processo como esse. A colaboração foi fundamental para identificar formas de trabalharmos juntos e somar as qualidades das duas organizações e de cada pessoa do time. E foi necessário muita coragem para fazer essa integração, enquanto ambas as empresas cresciam e realizávamos os maiores projetos de impacto da nossa história.

Ao longo dos últimos 17 anos, juntos, já aceleramos mais de 400 empreendedores de impacto e quase 8,8 mil pequenos empreendedores. Só em 2023 foram mais de 170 empreendedores de impacto e mais de 1.300 pequenos empreendedores.

Como bons makers (fazedores) que somos, organizamos nossa atuação em três verbos:

Engajar: Nosso papel é engajar comunidades empreendedoras comprometidas em transformar a nossa economia. Com cinco espaços de coworking na Grande Florianópolis e oito espaços no estado de São Paulo, fomentamos a colaboração com membros empreendedores. Além disso, colaboramos com o Sebrae para acelerar ecossistemas de inovação em todo o país..

Incluir: Buscamos incluir mais pessoas na economia, reconhecendo os desafios que a exclusão econômica impõe. A capacitação e a aceleração de pequenos empreendedores e cooperativas não apenas geram aumento de renda, que pode ultrapassar os 100%, mas também transforma suas vidas, as de suas famílias e de suas comunidades.

Escalar: Trabalhamos ativamente para acelerar a transição para uma economia na qual os negócios e o lucro estão a serviço das pessoas e do planeta. Essa é a nossa visão e ao acelerar negócios de impacto socioambiental e apoiar grandes empresas e governo a trabalharem com esses negócios damos escala para essa nova economia.

Atuando nestes três pilares incluímos milhares de pessoas na economia todos os anos, aceleramos a transição para uma economia mais justa e sustentável e, acima de tudo, fazemos isso juntos!

Um ano desafiador, significativo e transformador.

O ano de 2023 começou cheio de expectativas. Em um cenário de incertezas sociais, crises climáticas, guerra internacional e o eminente avanço da inteligência artificial, começamos um movimento corajoso: tirar do papel o plano de fusão entre dois Impact Hubs de cidades importantes do ecossistema brasileiro, São Paulo e Florianópolis.

O Impact Hub São Paulo + Floripa é a concretização de um objetivo maior. Mais do que nunca, a gente se propôs a ser guia nessa jornada que chamamos pioneiramente de impacto. Naturalmente, tivemos desafios internos durante esse processo: integrar os dois times em uma mesma operação, questões burocráticas, a unificação dos planos futuros… E, apesar disso, a cada novo contrato, a cada reunião com cliente, a cada contato com nossos parceiros, a cada resultado, sabíamos que estávamos dando um passo certo rumo à nossa missão de ser a mudança que queremos ver no mundo.

Unimos o dinamismo de São Paulo e a inovação de Florianópolis. A resposta não poderia ser diferente. A clareza sobre o caminho que queríamos seguir contribuiu para uma robustez significativa dos nossos projetos. Não à toa, organizamos nossos pilares em três frentes: engajar, escalar e incluir.

Contudo, 2023 foi um ano de transformação. Inquietos e incansáveis que somos, acreditamos no potencial de fazer junto e, quando a gente se junta, o impacto é gigante. É por isso que estamos em processo de unir Porto Alegre ao que agora chamamos de Companhia de Impacto.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU continuam norteando nossas ações e arriscamos a dizer que é esse norte que continua fazendo da nossa comunidade a maior rede global de empreendedores.

Te convidamos a conhecer mais do que fazemos através dos nossos Relatórios de Impacto, assim, você conhecerá histórias marcantes, dados surpreendentes e muito impacto. O resultado do trabalho, dedicação e busca incessante por objetivos desafiadores do nosso time.

Abraço, Impact Hub São Paulo + Floripa + POA.

Compartilhe este conteúdo:

Não deixe de ler também:

9 min. de leitura 23.07.2024

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: como cumpri-los até 2030

Qual é o nosso papel no alcance dos ODS propostos pela ONU?

Acesso
Rápido

Impact Hub