Conheça os aplicativos que auxiliam no desenvolvimento das aulas
28 junho 2019 - Pense Grande

Ao mesmo tempo em que o celular é uma ferramenta de entretenimento, ele pode ser utilizado também para estimular a aprendizagem em sala de aula. Nos dias de hoje existem aplicativos que são aliados do professor e podem deixar o conteúdo da aula mais dinâmico para os alunos.

Segundo a professora da Etec Bartomomeu Bueno Anhanguera, Luciana Domingues Madureira, já adaptou a ferramenta do Google Classroon e o Google Forms para avaliar os trabalhos dos alunos. “Essas ferramentas facilitaram os processos de avaliação, pois como tenho três turmas de Tese de Conclusão de Curso (TCC), consequentemente, tenho muito material dos alunos e a todo momento corria o risco de perder os trabalhos. Com os aplicativos, os alunos disponibilizam os trabalhos online e também consigo enviar o material das aulas para todos alunos por meio das ferramentas”, afirma.

De acordo com uma entrevista concedida a Fundação Telefônica, Marcia Padilha , mestre em história social pela Universidade de São Paulo (USP) e criadora do Criamundi,os recursos tecnológicos podem potencializar o ensino-aprendizagem e também promover o desenvolvimento dos estudantes como cidadãos.

Conheça cinco aplicativos que podem tornar os processos de sala aula mais ágil:
1. Plicker
Esse aplicativo estimula a interação entre aluno e professor. A ferramenta permite criar quizzes digitais em tempo real. O professor pode imprimir cartões de realidade aumentada, cada aluno deverá responder as respostas do cartão. O aplicativo possui um mecanismo de scanner ativado pela câmera que mostra as respostas dos cards.
2. Expeditions
Esse aplicativo irá mudar a forma em que o professor ensina história. O Expeditions permite o professor escolher um local e os alunos podem fazer uma viagem pelo celular. Os vídeos são de realidade aumentada, caso tiver o óculos VR a experiência será ainda mais interativa para os alunos. O professor pode fazer o download da expedição no celular e compartilhar com os alunos.
3. Kahoot!
É uma ferramenta de games que tem a função de atrair a atenção dos alunos. A plataforma é gratuita, ao acessar insira “game pin”. O professor terá o papel do apresentador do game que irá fazer perguntas e os alunos terão apenas 30 segundos para responder. É uma forma de tornar o aprendizado das disciplinas mais dinâmico.
4. MathBoard
É um aplicativo aliado da Matemática, o professor pode pedir para o aluno instalar o aplicativo e fazer diversos exercícios e estudar as fórmulas. Essa ferramenta tem a função de complementar a aula de matemática.
5. Recap
Essa ferramenta estimula os debates fora de sala de aula. Professores, alunos e pais podem ter acesso e realizar debates utilizando os diversos recursos de multimídia que o aplicativo oferece. É uma forma dos pais acompanharem o aprendizado dos filhos em sala de aula.

Quer saber mais? Confira as dicas de aplicativos que podem ajudar na organização do planejamento de aula no segundo semestre