Sustentabilidade, responsabilidade social, ESG, setor de impacto… São conceitos que por vezes se confundem. Afinal, é tudo a mesma coisa, qual a diferença, do que se trata cada um?
As dúvidas relacionadas à taxonomia dentro dessa área são mais comuns do que se imagina. O que antes muitas empresas chamavam de responsabilidade social, hoje se traduz em ESG, que engloba também questões de sustentabilidade, mas não se limita a elas.
Ainda falta uma convenção que padronize o sistema de classificação dentro desse tipo de iniciativa. Existem estudos e uma busca do ecossistema por uma taxonomia única, que facilite o entendimento e a aplicação dos termos. Até que cheguemos lá, venho falar mais do que a gente fala quando fala de impacto, e por que escolhemos adotar o termo para nos referir a este contexto.
A conversa sobre impacto começa no dicionário, onde ele é definido, em seu sentido figurado, como: “o que produz um efeito muito forte em; abalo, repercussão”. Entender isso facilita a conscientização de que a nossa mera existência provoca alguma interferência no mundo em que vivemos. É impossível viver sem gerar uma reação de causa e efeito. Utilizamos recursos naturais para tudo, dependemos do meio e fazemos uso dele de diversas formas.
E eis que, desde criança, eu ouço sobre a importância de deixar o lugar onde estamos um pouco melhor do que quando chegamos. Isso se aplica também nesse nível, para que deixemos um tanto bom de mundo para as próximas gerações. O objetivo é minimizar o efeito negativo que a existência humana causa na natureza, ou que os nossos maus hábitos podem provocar na sociedade. “Impacto” aqui se trata de uma abreviação, o termo completo seria “impacto socioambiental positivo”.
Entendido que impacto todo mundo causa, nesse movimento vamos então buscar minimizar o impacto negativo, quem sabe consigamos neutralizar, equilibrando a balança. Com muita dedicação, acredito que consigamos até mesmo positivar essa equação, deixando o mundo verdadeiramente um pouco melhor do que quando aqui chegamos.
Negócios, projetos, iniciativas, empresas de impacto são todos os movimentos que partem da premissa de tornar o mundo um lugar melhor, minimizando, neutralizando ou superando o impacto que a nossa existência e as nossas atividades econômicas causam nele.
Por isso, escolhemos “impacto” como um termo mais abrangente e comum a todas essas causas, que pode englobar uma diversidade de significados, mas partindo de uma mesma premissa.
E é isso o que a gente quando fala de impacto!
E você, já tinha parado para refletir sobre o que esse termo significa? Se quiser saber mais sobre nossas ações de impacto, baixe nosso relatório, que traz todas as iniciativas de forma detalhada.