3 Dinâmicas da Metodologia Ativa para aplicar em sala de aula
1 julho 2019 - Pense Grande

Iniciar a aula de uma forma diferente pode despertar diversas sensações nos alunos, inclusive um momento de relaxamento e descontração. As dinâmicas não só relaxam como também estimulam os alunos a desenvolver diversas habilidades, entre elas, cooperação,comunicação, participação e motivação.  Essas habilidades estão vinculadas as competências do século XXI.

Uma pesquisa realizada pelo americano Mel Silberman aponta que os alunos conseguem absorver mais conteúdo e informação por um maior período de tempo. Mas, qual será a relação das dinâmicas com as metodologias ativas? Na metodologia ativa, existem recursos dinâmicos que auxiliam os jovens a se desenvolverem e assumir uma postura mais assertiva na hora de tomar decisões.
Neste cenário, selecionamos dinâmicas da metodologia ativa para estimular o processo de aprendizagem. Confira:
1.Dinâmica Talk Show:
Que tal iniciar a aula de história com um Talk Show com um personagem histórico de um livro? Um aluno poderá interpretar esse personagens e os outros alunos em grupo irão fazer perguntas sobre a sua história. Essa dinâmica estimula a criatividade,comunicação e trabalho em equipe.

2.Desafio do Marshmallow
Forneça aos alunos 20 espaguetes, 1 fita adesiva, 1 barbante e 1 marshmallow. Em grupos,peça para os jovens construir uma torre utilizando os espaguete, barbante, fitas adesivas e um marshmallow que deverá ficar no topo da torre.  A equipe vencedora é aquela que conseguir construir a torre mais alta com o marshmallow. As equipes tem duração de 20 minutos para finalizar esse desafio. Essa dinâmica estimula o trabalho em equipe e estimula os jovens a prototipar.

3.Solucione um segredo
Essa dinâmica tem como objetivo o trabalho em equipe, solucionar problemas e dar protagonismo ao jovem. Peça para cada aluno escrever individualmente um problema que incomoda bastante. Depois, peça para cada aluno dobrar esse papel e colocar em um recipiente. Divida os alunos em grupo e cada grupo irá sortear um papel. Em grupo, os alunos tem que discutir e refletir sobre esse problema e pensar em uma solução. No final da dinâmica, destaque a importância de ouvir o colega e o trabalho em equipe.